A restauração, também conhecida por obturação, é uma forma de previnir o reaparecimento da cárie no futuro, devolvendo ao dente seu formato e suas funções normais.
Após abrir no dente a parte onde a cárie se alojou e limpar totalmente a doença, a parte danificada é preenchida com um ácido em gel, que age fazendo uma ligação de preenchimento. Na etapa seguinte, é colocada a resina, fortalecida por uma luz brilhante, e o material restaurador. Por último, o dentista faz o polimento do dente para deixá-lo em seu formato original e completamente restaurado. Apesar de o procedimento ser o mesmo, o tipo de restauração pode variar de acordo com o tamanho da região afetada e também da visibilidade do dente comprometido.
Embora a restauração seja bastante comum nos consultórios odontológicos, o que poucos pacientes sabem é que ela precisa, sim, ser trocada periodicamente.
É indicado conversar com o dentista sobre a troca da restauração no dente, especialmente se houver nova incidência de cáries ou ocorrer fratura ou quebra na restauração.
🦷 Dra Janine Fernandes é especialista em periodontia e prevenção em saúde bucal e atende em Serra/ES.
Comments