Os dentes do siso são os últimos dentes molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles receberam esse nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos (idade do juízo – siso, em latim).
Justamente pelo nascimento tardio, é muito comum que haja pouco ou nenhum espaço para que esses dentes fiquem acomodados em nossa boca, o que pode fazer com que eles fiquem presos embaixo da gengiva, causando dor, inchaço ou desconforto.
Quando conseguem nascer, os dentes sisos podem ficar mal posicionados, desalinhados, machucar as regiões do fundo da boca e, pela dificuldade de higienização destes dentes, provocar infecções e outros problemas odontológicos graças ao acúmulo de bactérias.
Quando é necessário extrair o dente do siso?
A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento destes molares. Entretanto, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração.
Em alguns casos, quando os pacientes possuem mandíbulas maiores, é possível comportar os quatro dentes, evitando a extração.
Observação: recomenda-se que jovens entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista, antes mesmo dos sisos nascerem, para avaliarem se será necessária ou não a extração. Vale lembrar que, durante esse período, as raízes ainda não estão calcificadas com os ossos dos dentes, o que facilita a retirada dos sisos.
Dra Janine Fernandes é especialista em periodontia e prevenção em saúde bucal e atende em Serra/ES.
Comments