Gengivite é o termo médico para inflamação da gengiva. É uma forma branda de doença da gengiva e tende a resultar em vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido gengival, principalmente ao escovar os dentes, usar o fio dental ou dar uma dentada em algo duro como uma maçã.
A gengivite pode ser tratada, por isso é importante conversar com seu dentista e entender os sinais, antes do surgimento de outros problemas.
O QUE CAUSA A GENGIVITE?
A principal causa da gengivite é a formação da placa bacteriana, uma camada de bactérias que se desenvolvem ao redor, em cima e entre seus dentes de modo contínuo, principalmente em áreas de difícil acesso. Essas bactérias irritam a gengiva e podem causar a inflamação do tecido gengival.
Além disso, pequenos espaços ou "bolsões" se desenvolvem entre a gengiva e os dentes. Quando não tratados, esses bolsões podem aumentar e se transformar em problemas mais graves, como dentes sensíveis ou periodontite.
A gengiva dos fumantes é mais suscetível a infecções, já que o tabaco reduz o fluxo de sangue e nutrientes no tecido gengival.
TRATAMENTO DA GENGIVITE Quando combatida de forma rápida, a gengivite pode ser facilmente tratada pelo seu dentista. É por isso que é importante ir ao dentista com frequência, uma vez que ele pode detectar problemas na sua gengiva, antes que você observe quaisquer sinais de gengivite.
Você também pode adotar medidas diárias para reduzir o risco de ter gengivite com a manutenção de uma boa higiene oral. Isso inclui escovar seus dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, com um creme dental específico.
Dra Janine Fernandes é especialista em periodontia e prevenção em saúde bucal. Atendimentos em Serra/ES - Acompanhe a Dra Janine no Instagram para saber mais.
Comentarios